Mãos crochetando
Mãos crochetando

Descubra 10 exercícios para evitar lesões ao crochetar!

 

 

Olá, crocheteiras!   Nos contem aqui, você já fez algum exercício físico? Se a resposta for sim, sabe que seja o que for, de corrida à natação, todos exigem que antes de começar, seja feito um alongamento. Isso porque exercícios trabalham a flexibilidade dos músculos, aumentando as fibras musculares, dessa forma, a pessoa adquire mais agilidade e elasticidade, além de evitar lesões.  

E pode não parecer, mas o crochê também é uma atividade física! E, ainda, uma atividade que requer movimentos repetitivos constantemente. Mesmo assim, poucas pessoas preocupam-se em exercitar, ou tem consciência sobre a importância desses exercícios. 

 Mas, é super importante e queremos conversar sobre isso hoje, porque seja você um profissional da área ou alguém que crocheta por hobbie, ambos estão suscetíveis a desenvolver lesão por esforço repetitivo (L.E.R)

L.E.R 

É uma síndrome causada justamente pela prática de movimentos repetitivos, o que fazemos todos os dias, não é mesmo? Não se trata de uma doença em si, mas uma nomenclatura que abrange diversas doenças que afetam tendões, nervos e músculos – especialmente de braços e mãos. A mais conhecida delas é a tendinite.  

Muitas crocheteiras sentem dor após certo tempo crochetando, isso se dá devido a postura, ficamos tensas, vamos nos encolhendo, colocando força desnecessária, especialmente no início que temos uma tensão bem mais forte. É necessário relaxar e aproveitar o momento, além de seguir alguns passos para evitar essas lesões ao crochetar.  

Primeiro, faça pausas.  

Sabemos que muitas vezes nos envolvemos e nem se quer vemos o tempo passar, e é aqui que está o problema, acabamos podendo ficar horas e hora crochetando sem parar e quando percebemos, já estamos cheios de dores. Por isso, é importante atentar-se para parar a cada 45 minutos (em média).  

Essa pausa faz toda a diferença tanto para você, quanto para o seu trabalho em crochê, pois voltamos melhores para crochetar também. Então, pare, alongue, mexa seu punho e volte a ação.  

Como se alongar 

Mas, além das pausas é importante atentar-se para como pode se alongar, pois esse momento é fundamental para evitar que tenhamos problemas no futuro.  

E foi por isso que a Anne preparou uma aula ensinando a fazer 10 exercícios de alongamento para as nossas pausas nas artes manuais.  

Confira o video aqui.  

Além disso, encontramos uma aula de pilates para crocheteiros, confira aqui.  

Postura ao sentar-se 

 

E, ainda, para além dos alongamentos, a forma como você se senta conta demais. Pois tendemos a ficar com a coluna muito flexionada e isso também faz mal com o tempo. Por isso, mantenha seu corpo ereto, sentada de forma confortável. Tente sempre deixar as linhas e agulhas posicionadas acima de algum local fixo, isso ajuda nessa postura.   

Então, agora já sabe, crochetar requer alguns hábitos de alongamento para não ter problemas no futuro. É importante ficar atenta a essas questões para não termos lesões ao crochetar e podermos usar essa habilidade sempre que quisermos.  

É apenas uma questão de costume, já já fará parte da sua rotina no crochê, basta começar.  

E, conta aqui nos comentários, você já se exercitava? Já sabia da importância dessa prática?  

Não deixe de fazer o seu alongamento aí e #agulhasativaaaaar 

Se cuide e continue acompanhando o nosso blog. Semana que vem tem mais! 

Marcela Novaes, redatora da Escola de Artes Manuais.

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11 comentários em “Descubra 10 exercícios para evitar lesões ao crochetar!”

  1. Patricia Cristina de Campos

    As matérias informativas que compartilha são sempre muito interessantes. Vocês estão de parabéns. Muito obrigada por fompartilhar seus conhecimentos. Gratidão!!!

  2. Norma Tavares de Oliveira Teodósio

    Anne e Equipe!

    Muito obrigada por toda esta informação de grande valor, que fornecem a nós, que apreciamos o crochê e as artes manuais.

    Estou amando todo este universo, que agora, estou imersa…Bjos carinhosos!!!

  3. Maria Dapaz Barbosa da Silva

    Obrigada pelas dicas…
    Tenho sempre prestado atenção a minha postura na hora de fazer meus trabalhos.
    Grande beijo!

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