Grafico de croche aprenda a ler de forma mais pratica

Gráfico de crochê: aprenda a ler de forma mais prática

Quando o assunto é gráfico de crochê, muita gente ainda se desespera. Mas, pode ficar tranquila, agulhita: estamos aqui para te ajudar nessa missão!

E, acredite, em pouco tempo você pode ficar fluente na leitura dessa ferramenta tão importante para nós, crocheteiras.

Antes de começarmos a falar sobre as dicas para ler gráfico de crochê com mais facilidade, uma curiosidade: você sabia que o “alfabeto” de crochê é universal?! Como uma partitura, pode ser lida e interpretada em qualquer idioma.

Ou seja, eu e você, aqui no Brasil, somos capazes de reproduzir um gráfico feito lá no Japão — e vice-versa. Não é incrível, agulhita?!

Saber que a nossa comunidade de artistas manuais consegue se comunicar de forma tão abrangente é realmente impressionante!

Bom, sem mais delongas, é hora de descomplicar e aprender a ler gráficos de crochê!.

Gráfico e receita: são a mesma coisa?

Não, agulhita. Existe uma diferença entre receita e gráfico de crochê. Basicamente, o gráfico é a representação visual e a receita são as instruções por escrito de uma peça.

Então, a receita de crochê pode ser lida como uma receita culinária. Já o gráfico precisa ser lido e interpretado e a nossa missão é substituir a representação do papel pelos pontos na vida real.

Conheça os símbolos

No gráfico de crochê, utilizamos símbolos gráficos para representar os pontos. Vamos ver quais são cada um deles?

Correntinha

Representamos a correntinha com uma elipse vazada.

Este é um ponto em cadeia que forma um padrão semelhante a uma corrente — sim, é daí que vem o nome. E é com ele que nós iniciamos a maioria dos trabalhos de crochê.

É a quantidade de correntinhas que determina o tamanho da carreira.

Ponto baixo

Já a representação do ponto baixo é dada por um  X ou por uma cruz no gráfico de crochê.

Este é um ponto mais compacto e fechado.

Por isso, este ponto é indicado para produzir peças que precisem de mais estrutura, como um cachepô ou um amigurumi, por exemplo.

Ponto alto

No gráfico de crochê, usamos um T cortado para representar o ponto alto.

Dos pontos básicos, este é o mais alto de todos. Ele também é o menos compacto e o mais aberto entre os 5 pontos que vimos hoje.

Esse ponto garante elasticidade para as peças, sendo muito usado em peças de vestuário.

legenda

Ponto baixíssimo

O ponto baixíssimo é representado por um círculo preenchido.

Esse é o ponto mais baixo de todos e ele serve para fazer ligações em um trabalho.

Além disso, o ponto baixíssimo pode ser usado para dar acabamento.

Ponto meio alto

Graficamente, representamos o ponto meio alto com um T.

Este é o ponto de altura intermediária entre o ponto baixo e o ponto alto.

Por ser um pouco mais aberto que o ponto baixo, este ponto deixa o trabalho mais maleável.

Setinhas

A setinha vazada indica o início do trabalho e a setinha preenchida indica o final do trabalho.

Normalmente, o gráfico de crochê vem acompanhado de uma legenda, como essa que vemos no exemplo ao lado.

Sempre que tiver dúvidas, a legenda pode te ajudar a ler o gráfico com mais facilidade.

Atente-se ao sentido da leitura

Existem diferentes tipos de gráfico de crochê, mas os mais comuns são os circulares e lineares.

Os circulares são lidos de dentro para fora e no sentido horário. Já os lineares, quando forem pares, devem ser lidos da direita para a esquerda e os ímpares, da esquerda para a direita, sempre de baixo para cima.

No entanto, o sentido do gráfico de crochê pode mudar, dependendo da peça. Por isso, fique sempre atenta aos símbolos de início e final do trabalho.

Não perca a conta

Contar os pontos durante o trabalho é essencial para evitar que você precise desmanchar em algum momento. Por isso, faça cada carreira com atenção e cuidado.

Mas, se você errar, não se preocupe: poder desmanchar um erro e continuar como se naaaada tivesse acontecido é uma das dádivas que o crochê nos dá! Já pensou se tudo na vida fosse assim?!

Então, não desanime diante de um erro. Desmanche e refaça com a certeza de que eles farão de você uma crocheteira cada vez mais experiente!

Quer ser expert em leitura de gráfico de crochê?

Milhares de artistas manuais estão dominando as linhas, agulhas e gráficos de crochê no Portal EAM

Você também pode fazer parte da nossa comunidade e se desenvolver na prática do crochê e tricô, além de se conectar com pessoas de todo o Brasil e se desafiar com novos projetos todos os meses!

O Portal EAM é a maior escola online de crochê e tricô. São mais de 200 aulas com dezenas de projetos de roupas, acessórios, bolsas, amigurumis e decoração, além de um curso profissionalizante para ir além e se tornar uma verdadeira designer!

Nossas alunas e alunos têm acesso a váaaarios gráficos e receitas, além de aulas passo a passo completas para começar e terminar uma peça juntinho com a Anne! Além disso, oferecemos suporte para tirar dúvidas, materiais de apoio e materiais extras como livros de crochê vintage — IM-PER-DÍ-VEL!

Faça parte do Portal EAM inscrevendo-se hoje mesmo: conheça o projeto tocando no botão abaixo!

Estamos te esperando no Portal, agulhita!

#AgulhasAtivar

WALÉRIA SALLES