Incontáveis pontos, 34.572 quadrados em crochê e tricô, 2.881 mantas, mais de 4.000 pessoas e milhares de doações. Uma união que busca aquecer a quem tem frio: esse é o Laços Unidos, a ação social que aquece corpos e corações há 8 anos.
Hoje vamos te contar um pouquinho a história dessa ação que acontece anualmente e tem o objetivo de doar mantas para pessoas que precisam, seja em orfanatos, asilos, aldeias, para pessoas em situação de rua e muitas outras instituições sem fins lucrativos.
Com o propósito de combater o frio, fazemos das artes manuais um meio de levar calor e amor a quem precisa.
História Laços Unidos
Tudo começou em 2013 e, desde então, unimos pessoas de todo o Brasil para crochetar e tricotar quadradinhos. Com a junção do material carinhosamente produzido por pessoas de todo o país, formamos mantas coloridas, confortáveis e quentinhas para serem doadas.
É lindo de se ver um trabalho feito a tantas mãos ajudando pessoas.
Antes da pandemia, os participantes do projeto que moram em São Paulo se reuniam em 3 encontros. A experiência de criar as mantas se tornava ainda mais agradável e proveitosa, por estarmos juntinhos.
E para quem morava em outras cidades, a participação era à distância, mas compartilhando cada conquista com todo o grupo e sendo parte fundamental dessa entrega. Cada um fazia os seus quadrados e mantas e enviava para o ateliê da Anne.
Se você quiser sentir um pouquinho de tudo isso e ouvir opiniões dos participantes, o vídeo abaixo mostra conta um pouco da linda história do movimento Laços Unidos:
É maravilhoso ver tantas pessoas se unindo para fazer o bem ao próximo por meio das artes manuais. Acompanhar a evolução da ação deixa o nosso coração muito quentinho, afinal, ela só vem crescendo cada vez mais.
Lá no seu começo da nossa trajetória, em 2013, foram criadas 60 mantas. Com o passar dos anos a quantidade só foi aumentando. Na última edição do Laços Unidos realizada até o momento, em 2020, chegamos a 668 mantas doadas.
Em 2020
Em 2020, mesmo sem encontro, não faltou amor! Cada ponto, cada quadrado, cada manta tinha muito carinho e calor materializados e isso foi sentido por todos que criaram e receberam essas mantas maravilhosas e quentinhas.
Em tempos difíceis como agora, é ainda mais gratificante poder levar conforto e amor para tantas pessoas. Agradecemos infinitamente a participação de cada um(a) que fez a ação ser desse tamanho neste ano.
A entrega, carinho e dedicação de vocês sempre faz toda a diferença!
Participe do #desafio1000mantas com a gente!
Se você gostou da história Laços Unidos, está superconvidada(o) a fazer parte dela. E não precisa saber crochê ou tricô para participar: nós te ensinamos!
É fácil, divertido e muito recompensador. Saiba como você pode se envolver com a Laços Unidos:
Faça parte da nossa comunidade no Facebook
A comunidade já conta com mais de 3.000 participantes, lá você pode conhecer pessoas de todo o Brasil que fazem essa ação acontecer todos os anos.
Lá você poderá compartilhar seus quadrados e ver a felicidade de várias outras pessoas que também estão fazendo!
E muita gente já está começando as criações para as entregas de 2021!
Teça a história Laços Unidos: crie quadrados em crochê ou tricô
Para fazer parte da ação, basta produzir quadrados em crochê ou tricô com 30X30cm, ou se quiser fazer a manta toda, precisa de 12 quadrados!
E se você não sabe crochetar, não se preocupe, a gente te ensina!
Inclusive, uma das formas de iniciar nas artes manuais é através dos quadrados e, para isso, a Anne preparou uma aula com o passo a passo para você poder fazer o seu.
Aprenda a fazer quadrados de crochê para criar sua própria manta:
Clique aqui para acessar o gráfico do quadradinho em crochê. Importante: os quadrados precisam ter 30X30 centímetros!
E se você quiser fazer uma manta inteira, ela precisa ter a medida de 90X120 centímetros.
Doe materiais
Nós recebemos doações de material para a criação das mantas. As doações são distribuídas entre os participantes. Este ano, a distribuição foi feita por meio do grupo do Facebook.
Com a sua doação, podemos criar mais e mais mantas. Então, se você tem agulhas e fios sobrando por aí — ou tiver condições de comprar para doar — fale com a gente!
Essa é uma ótima forma de ajudar também.
Divulgue
Outra forma de contribuir é divulgando o projeto nas suas redes sociais e para pessoas que já crochetam. Assim podemos atingir cada vez mais gente nesse propósito!
Endereço para enviar quadrados, mantas e doações:
Basta enviar para o ateliê Srta. Galante, no seguinte endereço: A/c Laços Unidos – Rua Ilhéus 337 – 01251-030 – São Paulo – SP.
Anne e Ana Galante
A nossa artista e professora, Anne Galante, junto com a sua sócia e irmã, Ana, foram as idealizadoras dessa ação que leva calor e alegria a tanta gente.
A ação une a comunidade têxtil e ainda faz com que mais e mais pessoas possam conhecer as artes manuais, o que tem tudo a ver com a nossa escola.
Os momentos de criação das mantas são de prazer e propósito, afinal, elas terão um novo destino e farão a diferença na vida de alguém.
Para as pessoas que as recebem, as mantam têm um valor enorme de carinho e atenção, além de, claro, ser essencial para aquecer em todos os invernos.
Por aqui nós somos completamente apaixonados por essa ação e temos muito orgulho da trajetória da Laços Unidos!
Una-se a esse laço!
Para conhecer mais sobre a ação, acesse o site clicando no botão abaixo:
Não esqueça de comentar aqui o que você achou! Se já participou, compartilha nos comentários como foi a experiência!
Um beijo e agora é a hora de ativar as suas agulhas com ainda mais propósito.
#agulhasativar #desafio1000mantas <3
8 comentários em “Laços Unidos: aquecer a quem tem frio”
GOSTEI DA INICIATIVA.QUERO PARTICIPAR.
Quero participar, já sou aluna da Anne.
Vocês tem indicação de onde comprar os fios, com bom preço?
Boa noite!
Como faço para unir os quadradinhos prontos com moldura?
Obrigada
Olá! Sou aluna da Anne e minha avó se interessou pela iniciativa e já fez alguns quadrados com lãs variadas que tínhamos guardadas em casa.
Posso levar os quadrados diretamente até o ateliê ou o envio é apenas pelos Correios?
Grata
Gostei muito deste trabalho!
Tenho interesse em participar, mas moro em Joinville – SC.
Gostaria de saber se existe um prazo para o envio.
Obrigada
Quero participar.
Que projeto bacana!!! Pode ser com sobras de fios de espessuras e marcas diferentes ?
também tenho sobras de fios de artesanato (pinguim paratapete) esse serve ?
Siiim! Toda ajuda é super bem-vinda! ❤