Laços Unidos: aquecer a quem tem frio

Incontáveis pontos, 34.572 quadrados em crochê e tricô, 2.881 mantas, mais de 4.000 pessoas e milhares de doações. Uma união que busca aquecer a quem tem frio: esse é o Laços Unidos, a ação social que aquece corpos e corações há 8 anos.   

Hoje vamos te contar um pouquinho a história dessa ação que acontece anualmente e tem o objetivo de doar mantas para pessoas que precisam, seja em orfanatos, asilos, aldeias, para pessoas em situação de rua e muitas outras instituições sem fins lucrativos.    

Com o propósito de combater o frio, fazemos das artes manuais um meio de levar calor e amor a quem precisa. 

História Laços Unidos

Tudo começou em 2013 e, desde então, unimos pessoas de todo o Brasil para crochetar e tricotar quadradinhos. Com a junção do material carinhosamente produzido por pessoas de todo o país, formamos mantas coloridas, confortáveis e quentinhas para serem doadas.

É lindo de se ver um trabalho feito a tantas mãos ajudando pessoas.

laços unidos

Antes da pandemia, os participantes do projeto que moram em São Paulo se reuniam em 3 encontros. A experiência de criar as mantas se tornava ainda mais agradável e proveitosa, por estarmos juntinhos.

E para quem morava em outras cidades, a participação era à distância, mas compartilhando cada conquista com todo o grupo e sendo parte fundamental dessa entrega. Cada um fazia os seus quadrados e mantas e enviava para o ateliê da Anne.   

Se você quiser sentir um pouquinho de tudo isso e ouvir opiniões dos participantes, o vídeo abaixo mostra conta um pouco da linda história do movimento Laços Unidos:

É maravilhoso ver tantas pessoas se unindo para fazer o bem ao próximo por meio das artes manuais. Acompanhar a evolução da ação deixa o nosso coração muito quentinho, afinal, ela só vem crescendo cada vez mais.   

Lá no seu começo da nossa trajetória, em 2013, foram criadas 60 mantas. Com o passar dos anos a quantidade só foi aumentando. Na última edição do Laços Unidos realizada até o momento, em 2020, chegamos a 668 mantas doadas.   

Em 2020

Em 2020, mesmo sem encontro, não faltou amor! Cada ponto, cada quadrado, cada manta tinha muito carinho e calor materializados e isso foi sentido por todos que criaram e receberam essas mantas maravilhosas e quentinhas.    

Em tempos difíceis como agora, é ainda mais gratificante poder levar conforto e amor para tantas pessoas. Agradecemos infinitamente a participação de cada um(a) que fez a ação ser desse tamanho neste ano. 

A entrega, carinho e dedicação de vocês sempre faz toda a diferença!

Participe do #desafio1000mantas com a gente!  

Se você gostou da história Laços Unidos, está superconvidada(o) a fazer parte dela. E não precisa saber crochê ou tricô para participar: nós te ensinamos!

É fácil, divertido e muito recompensador. Saiba como você pode se envolver com a Laços Unidos: 

Faça parte da nossa comunidade no Facebook

A comunidade já conta com mais de 3.000 participantes, lá você pode conhecer pessoas de todo o Brasil que fazem essa ação acontecer todos os anos. 

Lá você poderá compartilhar seus quadrados e ver a felicidade de várias outras pessoas que também estão fazendo!

E muita gente já está começando as criações para as entregas de 2021!

Depoimento dos nosso alunos
Depoimento dos nosso alunos
tapete crochê
Depoimento dos nosso alunos
Para entrar no grupo e ficar por dentro de todas as novidades, basta clicar aqui.    

Teça a história Laços Unidos: crie quadrados em crochê ou tricô

Para fazer parte da ação, basta produzir quadrados em crochê ou tricô com 30X30cm, ou se quiser fazer a manta toda, precisa de 12 quadrados!  

E se você não sabe crochetar, não se preocupe, a gente te ensina!

Inclusive, uma das formas de iniciar nas artes manuais é através dos quadrados e, para isso, a Anne preparou uma aula com o passo a passo para você poder fazer o seu.

Aprenda a fazer quadrados de crochê para criar sua própria manta:

Clique aqui para acessar o gráfico do quadradinho em crochê. Importante: os quadrados precisam ter 30X30 centímetros!   

E se você quiser fazer uma manta inteira, ela precisa ter a medida de 90X120 centímetros. 

Doe materiais  

Laços unidos

Nós recebemos doações de material para a criação das mantas. As doações são distribuídas entre os participantes. Este ano, a distribuição foi feita por meio do grupo do Facebook.  

Com a sua doação, podemos criar mais e mais mantas. Então, se você tem agulhas e fios sobrando por aí — ou tiver condições de comprar para doar — fale com a gente! 

Essa é uma ótima forma de ajudar também.   

Divulgue 

Outra forma de contribuir é divulgando o projeto nas suas redes sociais e para pessoas que já crochetam. Assim podemos atingir cada vez mais gente nesse propósito! 

Endereço para enviar quadrados, mantas e doações:  

Basta enviar para o ateliê Srta. Galante, no seguinte endereço: A/c Laços Unidos – Rua Ilhéus 337 – 01251-030 – São Paulo – SP.

Anne e Ana Galante  

Anne Galante e Anne galante
crochetando evento laços unidos anne galante e anna galante

A nossa artista e professora, Anne Galante, junto com a sua sócia e irmã, Ana, foram as idealizadoras dessa ação que leva calor e alegria a tanta gente.   

A ação une a comunidade têxtil e ainda faz com que mais e mais pessoas possam conhecer as artes manuais, o que tem tudo a ver com a nossa escola.   

Os momentos de criação das mantas são de prazer e propósito, afinal, elas terão um novo destino e farão a diferença na vida de alguém.  

Para as pessoas que as recebem, as mantam têm um valor enorme de carinho e atenção, além de, claro, ser essencial para aquecer em todos os invernos.   

Por aqui nós somos completamente apaixonados por essa ação e temos muito orgulho da trajetória da Laços Unidos! 

Una-se a esse laço! 

Para conhecer mais sobre a ação, acesse o site clicando no botão abaixo:

Não esqueça de comentar aqui o que você achou! Se já participou, compartilha nos comentários como foi a experiência! 

Um beijo e agora é a hora de ativar as suas agulhas com ainda mais propósito.   

#agulhasativar #desafio1000mantas <3   

Divulgue esse Artigo

8 comentários em “Laços Unidos: aquecer a quem tem frio”

  1. Olá! Sou aluna da Anne e minha avó se interessou pela iniciativa e já fez alguns quadrados com lãs variadas que tínhamos guardadas em casa.
    Posso levar os quadrados diretamente até o ateliê ou o envio é apenas pelos Correios?
    Grata

  2. Valkiria G Karnopp

    Gostei muito deste trabalho!
    Tenho interesse em participar, mas moro em Joinville – SC.
    Gostaria de saber se existe um prazo para o envio.

    Obrigada

  3. Selma Matias de Lima

    Que projeto bacana!!! Pode ser com sobras de fios de espessuras e marcas diferentes ?
    também tenho sobras de fios de artesanato (pinguim paratapete) esse serve ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *