Sou canhoto, posso crochetar?

ATENÇÃO: Se você é canhota ou canhoto, esse texto foi feito especialmente para você!   

O padrão mundial sempre foi voltado às pessoas destras, por isso, as canhotas enfrentam diversas dificuldades ao longo de suas vidas, precisavam se adaptar ao que é produzido para os destros, tendo que, por diversas vezes, utilizar a sua mão não dominante. 

Mas, as coisas estão mudando e, hoje, muitos materiais como cadeiras, computadores e artigos manuais já têm adaptações para quem possui mais habilidade com o lado esquerdo do corpo.  

Aproximadamente 10% da população é canhota. Uma curiosidade interessante é que quem é canhoto raciocina com o lado direito do cérebro, que é o lado da criatividade. Então, sim, o canhoto é SUPER capaz de fazer uma arte manual, como o crochê, e ainda pode ser mais criativo.  

Esse artigo do blog A mente é maravilhosa está incrível e explica um pouco sobre o que é diferente no cérebro das pessoas canhotas.  

E a pergunta que não quer calar: como eu vou poder crochetar?   

O primeiro passo é pensar que a visão do crochê para o canhoto é como um espelho. O canhoto segura a agulha com a mão esquerda e o fio com a mão direita, enquanto os destros fazem o contrário. Mas de resto, é tudo igual!  

Só tem que pegar a prática no começo, mas os destros também, então não tem desculpas para deixar as artes manuais de fora da sua vida.  

A Anne Galante gravou um vídeo respondendo a essa questão também, aperte play:

O crochê é versátil e pode ser feito por todos! 
 
Inclusive, tem um post lindão aqui no blog da EAM para crocheteiros iniciantes, você já leu? Se não, basta clicar aqui

E, para seguir a dica da Anne, comece a criar alguma peça simples, assim você vai pegando gosto pela técnica à medida que finaliza as suas primeiras peças. 

Quando escolhemos começar por peças grandes ou muito elaboradas, tendemos a nos frustrar no meio do caminho. Clique nos links a seguir se quiser aprender a criar um quadrado em crochê ou um cachepô  essas peças são ótimas para começar.

Acompanhe a gente nas redes sociais para não perder nenhuma atualização! Estamos no Instagram e no Facebook.

Um beijo e #agulhasativar.

Divulgue esse Artigo

4 comentários em “Sou canhoto, posso crochetar?”

  1. Marcia Margarete

    Sou canhota e faço Croche desde de meus quinze anos, e a única diferença que acho é justamente essa que vc disse da agulha e linha em mãos diferente, no início como aprendi praticamente sozinha tinha minhas dificuldades, mas com tempo fui tentando olhar as amostras invertidas e hoje quando vejo uma aula eu sei exatamente o que fazer sem problema algum! Tentei fazer seu tapete com fio conduzido, o único problema foi que meu ponto é muito apertado e começou a emborcar, mas não desisti dele não ainda vou fazê-lo!

  2. Oi, Anne!
    Aceitei o desafio de fazer o croche mesmo sendo canhota e me inscrevi no seu curso design do croche.
    Menina do céu, estou adorando, mesmo com dificuldades.
    Voce é muito pratica e eficiente.
    se desse para postar o video espelhado seria um grande pulo do gato.
    Acho que ja tem recurso tecnologico para isso. Gratidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *