Upcycling como reaproveitar seus restinhos de fio

Upcycling: como reaproveitar seus restinhos de fio

O upcycling é uma alternativa sustentável que pode ser aplicada em diversos contextos — no crochê não é diferente!

Hoje, vamos falar sobre o reaproveitamento daqueles restinhos de fio que acabam sobrando depois das nossas criações: acredite, dá pra fazer coisas incríveis com esses materiais que, de outra forma, poderiam parar no lixo ou ficar guardados eternamente.

Vem com a gente abrir a cabeça, ver inspirações e começar a repensar a utilidades dos restinhos de fios!

Upcycling? Que palavra é essa?

O termo upcycling é uma palavra moderna que ainda não tem tradução para o português, mas dá para entender o conceito que ela traz com bastante facilidade: basicamente, trata-se de transformar materiais, cujo destino seria o lixo, em novos materiais ou em novos produtos de melhor qualidade e valor ambiental.

Não é a mesma coisa de reciclagem, pois reciclar é coletar materiais descartados, separá-los e processá-los para serem utilizados como matéria-prima para criar os mesmos produtos. Uma garrafa pet reciclada, por exemplo, passa por uma série de processos e volta a ser uma garrafa pet.

Consegue perceber a diferença? Olhando assim, as práticas sustentáveis podem ser muito parecidas. Mas, na prática, dá pra ver como a proposta do upcycling é diferente.

Inspire-se nessas peças de crochê upcycling

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o upcycling, vem ver  e se surpreender com quantas coisas podemos fazer com nossos restinhos de fio esquecidos!

Bolsas

Olha como essas bolsas ficaram superdiferentonas! Dá pra explorar diferentes acabamentos, como esses fios soltinhos que deixam a peça bem fofinha!

A Anne já ensinou a fazer uma nécessaire nesse estilo lá no canal do YouTube. Olha que demais:

Vestuário

Também dá pra fazer roupas e acessórios muito fashionistas aproveitando os restinhos de fio. Curte só:

Os restinhos de fio permitem combinações bem inusitadas, né? Você pode brincar com a paleta de cores e com as texturas: o resultado é incrível!

Decoração

Também é possível aproveitar os restinhos de fio para criar uma decoração sustentável e cheia de estilo!

Tapete, puff, cachepô, almofada… O céu é o limite!

Amigurumi

Por fim, dá uma olhada nas possibilidades de criar amigurumis.

Essa proposta é interessante e lembra bastante os desenhos infantis, né? Uma forma bem bacana de explorar misturas e formas desconstruídas com muita originalidade!

Gostou de saber mais sobre o upcycling, agulhita?

Olha que alternativa fantástica para evitar o desperdício… Tenho certeza que a partir de hoje você vai olhar para os seus restinhos de fio com muito mais carinho e criatividade.

Agora você já tem as inspirações, os restinhos de fio e até uma aula passo a passo… Com tudo isso em mãos, já sabe o que fazer, né?!

#AGULHASATIVAR

WALÉRIA SALLES